segunda-feira, maio 31

Manipulação de imagens

Não só as notícias são manipuladas, mas também as imagens. Artistas antes de terem suas fotos publicadas passam por editores de imagens e com a isso tem-se a ilusão de terem formas perfeitas, mas graças a algumas imagens que vazam na internet vemos que não é bem assim.

[ufa néh?]

hsuasasasuashy

Tábata Nunes Tavares
Alguns cachorros são tão bobinhos...

Observem um cachorro correndo atrás do
pneu de um carro.

Ele espera, o carro passa ele sai correndo,
latindo, fazendo barulho, quase se mata
por causa de uma roda...

Volta, todo morto, à espera de uma outra roda,
e por assim vai, passam carros, motos, bicicletas,
o mesmo barulho, o mesmo desgaste, quase um obsessão,
parando apenas para "talvez" pensar na próxima roda.

Mas uma hora um carro pára,
a roda pára!

Finalmente o tão momento esperado acontece!!!

Tudo que o cachorro tentou ali horas e horas
dias e dias, desgaste, correria, latidos,
agora sim tudo que ele fez vai ser recompensado
pois agora...

Pois é, e agora o que fazer?

Então, se o pobre coitado do cachorro não é racional,
damos um desconto, ele não pensa...
então pensarei eu por ele e me pergunto:

Quantos de nós, não corremos atrás de rodas,
assim como cachorros?

Quantos dos nossos objetivos e conquistas,
não passam de pneus?
disponível em http://subentenda.blogspot.com/2010/01/vida-de-cao.html

Ao esse texto da jovem escritora Geovana, a famosa Dona Geo passei a entender várias coisas devido a essa visão sobre os objetivos a serem alcançados. Supondo que o pneu nessa história seja passar no vestibular da universidade federal, e o cachorro uma pessoa é claro. O indivíduo estuda em casa, faz cursinho, grupo de estudos com os amigos, fisurado na ideia de passar na federal.. Enfim chega o dia da prova... Agoniado pelo resultado... uhruum passou! tá dentroo.. primeiros dias super animado e tals... mas sabe o que é mais difícil? Manter-se lá.. o cachorro pode desanimar sim quando alcança o objetivo,afinal o que ele queria mesmo era ficar correndo, mas nós considerados sapiens? temos mais que é buscar a correr atrás, alcansou o primeiro objetivo? Parabéns.. conseguiu o pneu do carro? busque ter a direção do carro agora.

Tábata Nunes Tavares

sexta-feira, maio 28

Textos Jornalisticos


A seguir um exemplo dos passos básicos da criação de uma matéria. ( Ex. retirado do Jornal Amzônia TV do dia 28/05/2010 - notícia verdadeira). Os textos são produzidos pela equipe de redação e posteriormente avaliados por um profissional capacitado para avaliar, corrigir supostos erros e sugerir quaiquer alterações.


RETRACA (O MESMO QUE TITULO): Destruição / Ruas


PAUTA:
PROPOSTA
Fazer VT sobre a quantidade de buracos nas ruas de Porto Velho. Buracos que foram abertos para as obras da rede de esgoto e água, mas que não foram fechados e isso esta ocasionando prejuízos e riscos para a população.
DIRECIONAMENTO
- Primeiro vamos falar com o Vagner e saber em relação as obras de aberturas da rua que estão sendo feitas na capital
- Saber quando começaram e quando devem terminar
- Explicar o porque da cidade, mesmo as ruas asfaltadas estar cheia de buracos que foram abertos pelas empresas responsáveis pelas obra de abastecimento de água e de esgoto, abriram e não fecharam direito e isso esta ocasionando desconfortos para a população, além de riscos.
- COmpete a quem exigir que o fechamento desses buracos seja de maneira correta e plana?????
- Vamos mostrar os buracos e falhas nos asfalto da capital. Muitas ruas mesmo as asfaltadas e com asflato novo estão cheias de buracos, devido as aberturas que foram feitas para as obras da rede de abastecimento de água e esgoto. Abriram e não fecharam e os qe foram fechados foram mal feitos.
- Na Zona Leste. Ruas Raimundo Cantuária, Daniela e Benedito Inocêncio (bairro Três Marias, a principal e a Alexandre Guimarães trecho que fica entre Guaporé e Mamoré, na Daniela o trecho entre Vieiera Caúla e Rio de Janeiro está péssimo, e mais próximo da Rio de Janeiro depois da Raimundo Cantuária esta feio, outro trechoo é no bairro Nova Esperança, Rio Madeiras depois da Imigrantes) estão cheias de buracos e indiferenças no asfalto, muitas pessoas estão reclamando.
- Vamos ouvir as reclamações dos moradores, motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas.

INFORMAÇÕES
MATÉRIA FEITA PELA EMANUELA PALMA NO DIA 22/01/2010 - PRESTAÇÃO / SERVIÇO



ESCALADA (O texto presente na chamada do ínicio do telejornal):
OBRAS DE INFRAESTRUTURA MEXEM COM A ROTINA DO MORADORES DE PORTO VELHO./
....IMAGENS...
BURACOS ABERTOS PARA DRENAGEM, REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO.




KBÇA (Usada pela apresentadora antes de iniciar a matéria, comentando brevemente o que será exibido):
DESDE O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO PASSADO MUITOS BURACOS COMEÇARAM A SER ABERTOS EM PORTO VELHO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA./ SIMULTANEAMENTE SÃO REALIZADOS SERVIÇOS NAS REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, ESGOTO E AINDA A DRENAGEM PLUVIAL./NA HORA DE RECLAMAR SOBRE OS TRANSTORNOS ALGUNS MORADORES FAZEM CONFUSÃO PORQUE SÃO EMPRESAS DIFERENTES QUE EXECUTAM AS OBRAS.




OFF (Todo o texto narrado pelo repórter (a) durante a exibição de imagens, entrevistas...):
ATUALMENTE SÃO REALIZADOS EM PORTO VELHO TRÊS GRANDE OBRAS DE INFRAESTRUTURA./
O ABASTECIMENTO DE ÁGUA TRATADA PARA CEM POR CENTO DOS DOMICÍLIOS, OBRA EXECUTADA PELA ANDRADE GUTIERREZ./
A REDE DE DRENAGEM, PELA PREFEITURA./ E A CONSTRUÇÃO DE 900 KM DE REDE ESGOTO, PELA COWAN-TRINTO./O COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO DESTA ÚLTIMA CONSTRUTORA DISSE QUE JÁ CHEGOU A RECEBER, POR DIA, DEZ LIGAÇÕES DE MORADORES COM RECLAMAÇÕES DAS OBRAS./SÓ QUE A MAIORIA DIZIA RESPEITO AOS TRABALHOS DE OUTRA EMPRESA./
PARA EVITAR CONFUSÃO, ELE ESCLARECE QUE NESTA PRIMEIRA ETAPA OS SERVIÇOS ESTÃO CONCENTRADOS NA ZONA NORTE DE PORTO VELHO, NOS BAIRROS APONIÃ, FLODOALDO PONTES PINTO, ESPERANÇA DA COMUNIDADE E NOVA ESPERANÇA.//
(MOSTRAR MAPA)
AS TUBULAÇÕES DE COR LARANJA SÃO REFERÊNCIA DE QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA.//
~> Uirtle Oliveira

Uma Narrativa bem interessante

lapis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa que fará a Diferença.

‘Primeira qualidade:

Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão é a de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção a Sua vontade’.

‘Segunda qualidade:

De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor’.

‘Terceira qualidade:

O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça’.

‘Quarta qualidade:

O que realmente importa no lápis, não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você’.

‘Quinta qualidade do lápis:

Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação’.


Autor: Bispo Edir Macedo
Por: Paula Barros

quarta-feira, maio 26


Postado por: Paula Barros

Livro













"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas".

Caio Graco

Por: Paula Barros

A Raposa e a Criança


Existia um lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite. Esse lenhador tinha uma linda filhinha Ágatha, de 6 anos e uma raposa, sua amiga, a qual tratava como bicho de estimação e era de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa brincando com sua filhinha. Todas as noites, ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do lenhador alertavam-lhe que a raposa era um bicho, um animal selvagem e, portanto, não era confiável. Quando ela sentisse fome, devoraria a criança. O lenhador, sempre retrucando com os vizinhos, falava que isso era uma grande bobagem, que a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam:
- Lenhador, abra os olhos! A raposa vai devorar sua filhinha. Quando sentir fome comerá sua filhinha!
Um dia o lenhador, muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários, ao chegar em casa, viu a raposa, abanando a cauda, feliz como sempre, e com a boca totalmente ensanguentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, acertou o machado na cabeça da raposa.
Ao entrar no quarto, desesperado, encontrou sua filhinha no berço, dormindo tranquilamente, e ao lado do berço uma cobra gigante, morta. O lenhador enterrou o machado e a raposa juntos. E chorou. Chorou muito.

MORAL DA HISTÓRIA:
Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensam e dizem a respeito, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar, mas principalmente nunca tome decisões precipitadas. A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Quem vai pela cabeça dos outros é piolho. Não se deixe emprenhar pelos ouvidos.
Uirtle Oliveira

Um Apólogo - Machado de Assis

Olá gente,
Encontrei o Apólogo de Machado de Assis. Como o texto é "um pouco muito grande" não quis postá-lo aqui. Em vez disso, preferi disponibilizar somente o link. Então que tiver interesse em saber mais sobre a hitória da 'agulha e do novelo de linha' é só clicar no link abaixo.

http://www.releituras.com/machadodeassis_apologo.asp

Boa leitura!
Uirtle Oliveira

Narrativa - Aula 25 de maio de 2010

Aproveitando a aula relacionada a Narrativas, tomei a iniciativa de postar algo muito pessoal referente a esse assunto. Trata-se do livro que estou escrevendo( http://conexaoloirinho.blogspot.com/p/tom-fayter.html ). Como não foi lançado ainda e muitos me alertaram com relação ao perigo de plágio, decidi não expor demais seu conteúdo como havia prometido àqueles que visitam meu blog e meu canal, porém acho que seria legal compartilhar com a turma um poquinho do que escrevo. Atendendo tbm ao pedido da Márcia, que a muito tempo pediu por essa postagem. O Romance contém todos os elementos da narrativa explicitos em sala de aula: Narrador, personagens, protagonista, coadjuvantes, antagonista, tempo cronológico, espaço, situação inicial, quebra de situação inicial, clímax, epílogo... Infelizmente não poderei exemplificar todos eles no pequeno trecho separado (aleatóriamente) dos 13 capítulos já escritos.
Atenção: O capítulo a seguir não é o meu preferido - rs - e por favor, não copiem né gente!
Segue trecho do 6º capítulo: O par Perdido
[...] Eles dispararam em direção a porta que levava a imponente escada e ás portas duplas de carvalho, rumo aos gramados da propriedade. Sade corria na frente e abrira a porta no exato momento em que uma garota de cabelos escuros e longos fazia o mesmo. Sade colidiu diretamente com a garota que tombou sentada no chão.
- Garoto, você não olha por onde anda? - Perguntou a garota com ferocidade, ajeitando os cabelos cuidadosamente.
- Desculpe. É que...
- Ah, olha o que fez com meus livros! - a garota de cabelos negros apontava para os livros agora caídos no chão. Tinha um ar de superioridade e o nariz impinadissímo.
- Tudo bem. Eu junto tudo num segundo. - Apressou-se Sade afim de recolher todos os livros. A garota agora examinava as unhas e balançava o pé impacientemente. Era magérrima, cabelos longos e uma franja que lhe ocultava a testa. Olhos grandes e castanhos revirados com desdém.
- Pronto! - Sade recolocou os livros nos braços da garota - estão todos aí! - Eu sou Sade e - apontando para Tom - esse é meu amigo Tom.
- Prazer - disse orgulhosa e virando-se bruscamente saiu. Os cabelos negros balançando serenamente.
- Por nada. - ironizou Sade.
- Vamos! - falou Tom, puxando-o pela manga da camisa.
Bom galera, é isso. Não é um dos melhores trechos. Acredito que tem partes muito mais emocionantes e atrativas. Ainda está em fase de construção, então concerteza vai amadurecer mais e havérá algumas mudanças. Por hora, fica aí esse pedacinho de "TOM FAYTER E A ORIGEM DA VIDA"

Abs,
Uirtle Oliveira

quinta-feira, maio 20

Processando...

Sejam Bem-vindos ao Blog Biblioteca Mindlin. Espero que as postagens que serão disponiblizadas aqui no decorrer do tempo possam, pelo menos um pouco, contribuir para a formação de novos pensamentos e conceitos acerca dos muitos temas abordados em sala de aula.
Este será não somente um canal para a comunicação ''interna'', mas nós, da Biblioteca Mindlin esperamos que possa se tornar algo durável e útil na vida acadêmica de todos vocês!

Curiosidade a respeito do nome do Blog? Acesse nosso Perfil e descubra: http://www.blogger.com/profile/00240290282407417817

Forte abraço,
Uirtle Oliveira