quarta-feira, maio 26

Narrativa - Aula 25 de maio de 2010

Aproveitando a aula relacionada a Narrativas, tomei a iniciativa de postar algo muito pessoal referente a esse assunto. Trata-se do livro que estou escrevendo( http://conexaoloirinho.blogspot.com/p/tom-fayter.html ). Como não foi lançado ainda e muitos me alertaram com relação ao perigo de plágio, decidi não expor demais seu conteúdo como havia prometido àqueles que visitam meu blog e meu canal, porém acho que seria legal compartilhar com a turma um poquinho do que escrevo. Atendendo tbm ao pedido da Márcia, que a muito tempo pediu por essa postagem. O Romance contém todos os elementos da narrativa explicitos em sala de aula: Narrador, personagens, protagonista, coadjuvantes, antagonista, tempo cronológico, espaço, situação inicial, quebra de situação inicial, clímax, epílogo... Infelizmente não poderei exemplificar todos eles no pequeno trecho separado (aleatóriamente) dos 13 capítulos já escritos.
Atenção: O capítulo a seguir não é o meu preferido - rs - e por favor, não copiem né gente!
Segue trecho do 6º capítulo: O par Perdido
[...] Eles dispararam em direção a porta que levava a imponente escada e ás portas duplas de carvalho, rumo aos gramados da propriedade. Sade corria na frente e abrira a porta no exato momento em que uma garota de cabelos escuros e longos fazia o mesmo. Sade colidiu diretamente com a garota que tombou sentada no chão.
- Garoto, você não olha por onde anda? - Perguntou a garota com ferocidade, ajeitando os cabelos cuidadosamente.
- Desculpe. É que...
- Ah, olha o que fez com meus livros! - a garota de cabelos negros apontava para os livros agora caídos no chão. Tinha um ar de superioridade e o nariz impinadissímo.
- Tudo bem. Eu junto tudo num segundo. - Apressou-se Sade afim de recolher todos os livros. A garota agora examinava as unhas e balançava o pé impacientemente. Era magérrima, cabelos longos e uma franja que lhe ocultava a testa. Olhos grandes e castanhos revirados com desdém.
- Pronto! - Sade recolocou os livros nos braços da garota - estão todos aí! - Eu sou Sade e - apontando para Tom - esse é meu amigo Tom.
- Prazer - disse orgulhosa e virando-se bruscamente saiu. Os cabelos negros balançando serenamente.
- Por nada. - ironizou Sade.
- Vamos! - falou Tom, puxando-o pela manga da camisa.
Bom galera, é isso. Não é um dos melhores trechos. Acredito que tem partes muito mais emocionantes e atrativas. Ainda está em fase de construção, então concerteza vai amadurecer mais e havérá algumas mudanças. Por hora, fica aí esse pedacinho de "TOM FAYTER E A ORIGEM DA VIDA"

Abs,
Uirtle Oliveira

2 comentários:

  1. Adianta aí... A trama gira em torno de quê? Em qual ambiente se desenvolve ?

    ResponderExcluir
  2. Respondendo... a trama é meio misteriosa. Lembrando que trata-se de Ficção Infanto-juvenil (eu falei isso?! srsrs). Então passa-se num mundo não nmuito diferente do nosso, mas com seus próprios atrativos. Existem seres fantásticos, criaturas estranhas, bruxos, unicórnios, etc. Apesar de tratar de criaturas desse gênero, atribuo a elas, qualidades bem humanas como amor, carinho, afeição, a própria morte como fato irremediavel, leis, direitos, deveres, obrigações, alimentação, vida corriqueira, rotina, adolescencia, namoro, pulberdade. Tudo isso envolto num clima mistico, fantasioso, pode-se até dizer 'meio Dark'. Como o próprio nome sugere: trata-se de uma busca desesperada pelo que eu chamo de "a tal origem da vida". O livro tbm traz elementos e mitos já existentes como a caixa de Pandora e a aparente personlidade de Hitller desenhada em um dos personagens.
    Bom, por hora é isso. Quem sabe vc possa me ajudar Henrique, na parte linguistica. (hsuasasahshauhs). Fica com 20% do lucro! (Uiiii é muito).

    Abs.
    Uirtle Oliveira

    ResponderExcluir