terça-feira, junho 22

Livro digital facilita acesso de estudantes?


Os universitários estão lendo menos? O livro digital ameaça as editoras e sugere o desaparecimento do livro tradicional? O livro digital facilita o acesso à leitura dos alunos e do público em geral?


Estas foram algumas das questões discutidas durante a XXIII Reunião Anual da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
Segundo pesquisa divulgada por Eliane Yunes, da Cátedra Unesco de Leitura (PUC-RJ), os índices de leitura dos estudantes é baixíssimo ao ingressarem na universidade, mas, ao saírem, há uma melhoria significativa, da ordem de 20%.

Um aspecto fundamental levantado pela especialista é o papel dos professores como mediadores da leitura, "ensinando os alunos a lerem os textos, destrinchando-os, articulando-os, correlacionando os conhecimentos".
Outro fator identificado como estimulante é o acesso aos bens. Nesse sentido, "a internet configura-se como um instrumento facilitador", afirma Yunes, ressalvando, entretanto, que não é neste espaço que se forma um leitor.

"A universidade pode formar novos e perenes leitores, mas cabe ao professor perceber e trabalhar a heterogeneidade de seus alunos".

Postado por: Paula Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário