sexta-feira, julho 2

Cidade Suja: Fato!


Em artigo no jornal online Rondônia Agora (http://www.rondoniagora.com/) publicado no dia 2 de março de 2010 - terça-feira, pelo repórter Walmir Miranda, a população porto velhense declara mais uma vez a insatisfação com as condições precária em que se situa a cidade de Porto Velho.

O artigo, intitulado "Porto Velho possui código de postura?" dá conta do descaso em que a cidade vive há muitos anos, decorrentes do lixo jogados nas ruas, mal cheiro, esgotos a céu aberto e outros problemas que atacam a população Rondôniense.

"Em todas as partes, sejam elas centrais ou periféricas, os porto-velhenses se deparam com imensas quantidades de lixos e detritos de toda ordem (inclusive materiais de construção, carcaças de veículos e de eletrodomésticos) sobre as calçadas. É uma esculhambação, no sentido lato da palavra".



Além do artigo de Miranda, outros inúmeros documentos são publicados relacionando a carência da capital rondoniense. Outro exemplo claro e o bjetivo é o texto escrito pelo professor Nazareno, residente na cidade de Porto Velho: "[...]Com ruas esburacadas e cheias de lama, uma pandemia de dengue de fazer inveja à Etiópia ou à Somália, lixo por toda parte e inércia por parte das autoridades, Porto Velho é talvez a capital mais suja e desestruturada do país. Pior do que Porto Príncipe pós-terremoto."

É caros colegas, infelizmente esta não é um opinião restrita somente a uma pessoa em nossa sala de aula. Tudo o que ocorre em nossa cidade é decorrente, não somente do descaso das autoridades, mas tbm da falta de consciência dos próprio moradores (OBS.: nascidos e criados nesta capital). O problema, considero eu, não foi criado com a migração de pessoas dos estados e até países vizinhos, pois se bem me recordo, a cidade da E.F.M.M já vivia nesta situação há alguns anos atráz. - Pode parecer clichê, mas o pior cego é aquele que INSISTE em não enchergar. - Porto Velho encontra-se em estado deplorável se comparada a outras capitais vizinhas e não é somente quem vem de longe que afirma e contribui com essa situação!



Post.: Uirtle Oliveira

4 comentários:

  1. Sendo um dos pontos que a responsabilidade em questão a necessidade de coleta de lixo, manutenção da cidade seja das autoridades governamentais, e os responsáveis pela sujeira pode-se englobar toda a população, os que nasceram e sempre moraram aqui, os que vieram pra cá por livre e espontânea vontade.. em fim de todos nós. E dessa forma não cabe a nós ficarmos apontando um para o outro e julgando-o culpado, o que se deve ser feito e cada um assumir sua parcela de culpa e buscar melhorias.
    De modo que criticar é uma coisa bem fácil ainda mais colocar a culpa nos demais, o difícil, que é o que realmente importa poucos fazem.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não se faz mais necessário apontar culpados ou não. A cidade é suja? Sim, é fato. Então vamos cuidar dela! Não é pq vim do Acre ou de qualquer outro estado que vou sucatear o local que vivo. Isso é falta de higiene e educação e esses dois fatores independem de gosto, afeição ou mesmo do local que vivo.

    ResponderExcluir