sexta-feira, julho 9

O internetês na Língua Portuguesa


Simplificação da grafia e uso de símbolos aplicam liberdade da fala à escrita; efeito sobre a sintaxe dos jovens pode não ser catastrófico como se imagina.


Vc jah viu exe tipo de texto? Pois eh, ixo eh o internetes... ou melhor, o internetês. Essa forma de expressão grafolingüística explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação - e de forma dinâmica.


No Brasil, um batalhão de 15 milhões de usuários troca 500 milhões de mensagens por dia por meio do Messenger (MSN), o comunicador instantâneo da Microsoft.

A linguagem que pontua tal dinâmica social é o internetês. Integrados à tecnologia e com acesso fácil a computadores e conexões de banda larga (62% dos nossos internautas a usam), os jovens buscam respostas rápidas, proximidade com seus interlocutores e nutrem a expectativa de aproveitar cada momento de diversão. A ansiedade por contato teria estimulado, assim, o hábito de escrever mensagens e a busca de novas formas de expressão ligeira e funcional. No pacoA falta de acentos e pontuação viria do não-reconhecimento dos sinais por alguns servidores - a mensagem seria destruída ou convertida em símbolos ininteligíveis, não padronizados.


A falta de acentos e pontuação viria do não-reconhecimento dos sinais por alguns servidores - a mensagem seria destruída ou convertida em símbolos ininteligíveis, não padronizados.

Desigualdade

Linguagem da comunicação on-line, o internetês rompeu os limites a que estava restrito, invadindo até na escola.
O uso constante de computadores influencia a relação dos alunos com a escola e, em particular, a língua. Cientes de que a linguagem virou febre entre os jovens e parece refletir a desigualdade social, os professores de português levaram a discussão para suas aulas.
Por: Paula Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário